Listas e Dicas

4 motivos para ler romances de época

agosto 31, 2016por 6

4 motivos para ler romances de época

Romances de época são uns dos tipos de leituras que mais amo fazer. São histórias leves, MEGA românticas e de te fazer suspirar a cada página (e rir, muitas vezes).

Nesse post vim de dar 4 motivos para ler romances de época, segundo eu, a Duda (Book Addict), a Paola (Livros & Fuxicos) e a Aione (Minha Vida Literária). Elas, assim como eu, são apaixonadas por livros desse tipo, então nada melhor do que convidá-las a participar desse post. Tenho certeza que se você gosta de romance, mas nunca leu um de época, sua próxima parada será a livraria para adquirir o último lançamento.

São apaixonantes

Gosto de romances de época porque eles são apaixonantes! Adoro a leveza com que são narrados, bem como o divertimento que normalmente proporcionam. Ainda, há uma certa ingenuidade na maneira com que as personagens costumam se descobrir apaixonadas, ainda que a sensualidade na trama possa ser bastante intensa, ou pelo sentimento em si ser uma novidade para elas ou pelas experiências propriamente ditas serem inéditas, e essa descoberta acaba sendo encantadora. Ainda, ela normalmente proporciona, também, processos de autoconhecimento nessas personagens que vão além da própria descoberta amorosa. Me apaixono pelas personagens e peor suas histórias conforme elas se apaixonam entre si, e essa sensação é sempre deliciosa!

A primeira série de época que me lembro de ter lido – e a responsável por me apresentar a esse universo – é ‘A Herdeira de Friarsgate‘, de Bertrice Small, publicada pela editora Arx. Infelizmente, os livros praticamente só são encontrados em sebos ou a um preço mais elevado em lojas virtuais, mas recomendo aos fãs do gênero sem pensar duas vezes!

Recomendo: A Herdeira de Friarsgate, de Bertrice Small

Aione SimõesMinha Vida Literária

Épocas diferentes da nossa, mas com uma semelhança: o amor

Eu poderia citar inúmeros motivos para darmos uma chance aos romances de época, contudo só preciso de um: a oportunidade de nos transportarmos para épocas distintas que se tornam semelhantes quando o assunto é o amor. Graças aos romances de época podemos mergulhar em inúmeros períodos históricos – seja Regência, medieval, início ou fim do Século XIX – e, mesmo em sociedades conhecidas pelo machismo e segregação do papel feminino, encontrarmos romances que focam na força e na determinação de suas protagonistas. Trata-se de um gênero que traz um pano de fundo instigante, romances apaixonantes e com finais felizes (porque não tem nada de errado em histórias que terminam da melhor forma possível), e mocinhas determinadas a construírem um novo futuro. Sou suspeita porque amo o gênero, mas vale a pena se deixar viajar no tempo com essas lindas e emocionantes histórias de amor.

Recomendo: Livros das autoras Julia Quinn e Babi A. Sette

Paola Alexsandra Livros & Fuxicos

Encantamento próprio

Romances de época possuem um encantamento próprio. Cenários deslumbrantes, vestidos, bailes, a ambientação favorece a construção de um clima que, quando bem elaborado, rouba os nossos corações. Grande parte das histórias contêm alguns clichês e finais previsíveis, mas é no desenvolvimento dos personagens, de suas personalidades, que o enredo acaba nos ganhando. Ainda que ambientados numa época repleta de limitações para as mulheres, o empoderamento feminino está em evidência na jornada das protagonistas que rompem barreiras pessoais e se mantêm fiéis ao que acreditam. O foco nos diálogos e sentimentos, trabalhados geralmente de forma divertida e sedutora, rende suspiros e risadas, uma das melhores combinações.

Recomendo: Série Os Hathaways, de Lisa Kleypas

Duda Menezes – Book Addict

Garantia de boas risadas

Não tem como não dar muitas risadas com romances de época. Pelo menos todos os que li até agora me fizeram rir bastante, sejam com cenas protagonizadas por personagens secundários ou pelo casal principal. São os livros mais divertidos e que sempre conseguem misturar romance e cenas divertidas na medida certa.

Recomendo: Série Os Bridgertons, de Julia Quinn

Agora você tem motivos suficientes para comprar um romance de época? rs Sério, eles são apaixonantes!

Qual série de época você mais ama?

Beijos e até a próxima!

postado por em 31/08/16

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

6 Comentários

  • Cailes Sales
    setembro 02, 2016

    Sou apaixonada por Romances de Época ♥♥♥
    Adorei a ideia do post e, ainda mais, a sua opinião e a das meninas ♥♥♥
    Abraço, Dy!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

  • Aione Simões
    agosto 31, 2016

    Arrasou no post, Dy! Amei todos os motivos e indicações ❤

    Beijão e muito obrigada pelo convite!

  • Paola Aleksandra
    agosto 31, 2016

    Adorei participar! E concordo com as meninas e com todos esses motivos lindos ♥

    • Dyana Colares
      Janeiro 14, 2017

      Acho que todas nós apaixonadas por romances de época também concordamos com todos esses motivos em gênero, número e grau <3

      Beijo e obrigada por ter aceito o convite!