Listas e Dicas

Como (tentar) não comprar mais tantos livros

setembro 21, 2016por 0

Cada vez mais me deparo com pessoas que querem com todas as forças arranjar uma forma não comprar mais tantos livros, porque ou querem economizar para futuros projetos ou porque já tem muito livro para ler. Eu me encaixo nas duas categorias, mas ultimamente eu tenho conseguido me segurar bastante e não comprar mais tantos livros como costumava há um tempo atrás.

Essas são algumas coisas que fiz para chegar a esse nível e que eu acho que pode funcionar com você também:

Quantos livros não lidos tem na sua estante?

Essa é uma das formas de seu cérebro criar uma espécie de “peso na consciência automático” e te ajudar a se segurar na hora em que estiver em uma livraria. Quando estiver em casa, dê uma boa olhada na quantidade de livros não lidos que tem na sua estante e há quanto tempo eles estão lá.

Depois pense: “será mesmo que quando eu comprar o livro x, eu vou conseguir lê-lo imediatamente, ou vou acabar estocando mais um na estante por tempo indeterminado?”

Vale também tirar uma foto da sua sessão de livros não lidos na estante e olhar para ela sempre que a vontade de comprar um livro novo. Considere também colocar essa foto como papel de parede, se o caso de compra compulsiva for muito grave! rs

Se dê um limite financeiro para compras mensais de livros

Isso é importante principalmente para quem é mais compulsivo e PRECISA comprar aquele lançamento todo mês. Feche um valor mensal para gastar e siga à risca. Dessa forma pode ser que você consiga se segurar mais e resistir à tentação (além de ajudar a ter um dinheirinho sobrando no final do mês).

Estabeleça metas

Estabeleça o seguinte: escolha uma quantidade de pelo menos cinco livros na sua estante que serão suas próximas leituras e deixe para comprar um novo livro só depois que ler esses livros.

Dessa forma, sua lista de livros lidos vai diminuir, as compras não serão tão intensas e até vai te dar um gás para terminar logo os livros que tem para ler para poder comprar um novo.

Os livros digitais estão aí para isso

Os livros digitais (ou e-books) são ótimos aliadas para você que quer diminuir a compra de livros. Você pode encontrar VÁRIOS de graça para baixar e com isso eles te ajudarão a ter um livro novo sem gastar nada. Eu amo e sou totalmente adepta ao uso dos livros digitais. Eles me ajudam a economizar um dinheiro e tanto (além de economizar espaço na estante).

Qual sua estratégia para não comprar tantos livros?

Beijos e até a próxima!

postado por em 21/09/16

Comente via Facebook

Deixe seu comentário