Intercâmbio

Como organizar um intercâmbio + checklist

fevereiro 06, 2017por 0

Como organizar um intercâmbio - guia passo a passo

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas e assim como era o meu. Em 2012, tive a oportunidade de realizar esse sonho e me mandei para Boston, nos EUA, para estudar inglês por 5 meses. Foi uma das melhores experiências da minha vida? SEM SOMBRA DE DÚVIDAS.

Por isso estou fazendo esse post: para te ensinar como organizar um intercâmbio passo a passo, te ajudando como fazer tudo isso da melhor forma.

1. Escolha um lugar para o qual você sempre quis ir

Você tem algum país que sempre quis conhecer, mas nunca teve oportunidade de ir? Que tal escolhê-lo como o destino do seu intercâmbio? Aí ao mesmo tempo que você conhece o país dos seus sonhos também tem a experiência da sua vida. Nada mal, né?

Pesquise bastante antes relatos de pessoas que vivem lá para você saber tudo em detalhes em relação a qualidade de vida, gastos e clima. Todas essas informações serão muito importantes para você decidir pelo melhor lugar para ir.

2. Saiba o que você quer fazer lá

Você quer ir para estudar inglês, fazer universidade ou um curso profissionalizante? Ou quer unir estudos e trabalho? Tudo isso precisa ser decidido pois cada um desses tipos de intercâmbio tem duração e valores diferenciados, então tenha certeza daquilo que você quer fazer.

3. Agência ou independente?

Quando fiz meu intercâmbio em 2012, eu fui pela CI Intercâmbio e foi uma ótima experiência. Se você tem contatos no país para onde você vai e se sente seguro em organizar tudo sozinho, go independent. Agora, se você não se sente tão seguro assim e tem medo que algo dê errado, recomendo que você contate uma agência.

4. Onde ficar?

Todo mundo sabe que eu sou bastante a favor de casas de família durante um intercâmbio (aqui eu conto o motivo), mas existências várias formas de hospedagem além desta: apartamento alugado, dormitório estudantil, campus.. tudo depende do que você vai fazer durante o intercâmbio.

5. Comprando as passagens

Aqui no blog eu fiz um post falando de dois sites que eu recomendo DEMAIS para comprar passagens super em conta. Além deles, eu recomendo também o SkyScanner que te dá alertas de preços de passagens para o destino que você quer ir.

6. Não pode deixar de levar

Não esqueça seu passaporte (tem gente que chega no aeroporto e vê que esqueceu!), documentos de visto (cada país tem sua burocracia, então é bom pesquisar bastante sobre isso também), remédios e receitas, dinheiro e cartão Travel Money (que é um cartão de débito que possui taxas menores e que pode ser recarregado aqui do Brasil). Além de uma boa câmera fotográfica, estes são os itens que ninguém pode deixar de levar.

7. E não esqueça da sua checklist de intercâmbio!

Como organizar um intercâmbio - guia passo a passo

Para te auxiliar no seu intercâmbio, criei uma checklist para você usar e te ajudar a se preparar bem para essa experiência que tem tudo para ser a melhor da sua vida e ainda não esquecer nada na mala! Basta deixar seu nome e email abaixo que o link para download irá direto para a sua caixa de entrada.

Beijos e boa viagem!

postado por em 06/02/17

Comente via Facebook

Deixe seu comentário