Listas e Dicas // Organização

Limpando os livros e a estante

junho 30, 2014por 4

Olá, leitores!

Limpar os livros e a estante dá um trabalho danaado, mas é uma terapia, não é mesmo? Tirar cada livro, limpar tudo e depois recolocar no mesmo lugar (ou não) é mesmo muito bom e é uma forma de poder rever alguns livros que ficam ali guardadinhos e meio que “esquecidos”.

No começo do mês de Junho eu resolvi fazer uma dessas limpezas por aqui e resolvi mostrar pra vocês como eu faço tudo, o que na verdade é bem simples e sem segredo:

1959382_714030925328124_8404040928360858880_n
Primeiro de tudo, eu tiro todos os livros da estantes/prateleiras e coloco na varanda do meu quarto, em um horário que não tenha sol batendo por lá (para não estragar as páginas), que tenha vento e em cima de uma toalha para não sujá-los.

DSC_0872
Enquanto os livros estão “pegando um ar”, eu pego dois panos, um úmido e um seco (passo primeiro aquele, depois este), e começo a tirar a poeira de todos os locais onde eles ficam. Como aqui em casa é perto do mar, meus livros acabam sofrendo com a maresia também e as prateleiras ficam todas com um pó fininho, o que faz com que tenhamos que dar sempre uma limpada “por cima” quase todos os dias.

DSC_0883
Depois que os livros ficaram um tempinho do lado de fora, eu pego um por um e começo a folheá-los, para que as páginas também possam ficar arejadas, já que elas ficam muito tempo fechadas e numa mesma posição.

DSC_0885
Depois disso, eu pego um pano seco e passo em cada um dos livros para tirar essa poeira fininha que eu falei anteriormente.

DSC_0897
No final, eu os reorganizo como estavam ou então invento algum outro modo de organização. Se você quer saber melhor como eu os organizo, é só ver o meu Bookshelf Tour. 🙂

Eu sempre aproveito o dia que vou limpar a estante para dar uma olhada nos livros que não vou reler mais e não faço questão de tê-los por aqui e/ou nos livros que não vou ler de jeito nenhum, para separá-los para doação. Eu sugiro muito que você façam o mesmo, porque eu acho que a literatura deve ser repassada, para dar a chance de outras pessoas terem acesso ao mundo dos livros. Além de fazer outros felizes, ainda vai liberar espaço na sua estante para mais livros desejados. 😉

Dos livros que separei para doar, alguns foram para troca no meu Skoob. Vocês podem fazer a troca tanto pelo Plus quanto por alguns outro livro que eu queira. É só clicar aqui e me mandar mensagem se tiverem algum interesse.

No total, deram 190 livros (se não me engano) e eu costumo fazer essa limpeza mais completa pelo menos duas vezes por ano, além de sempre passar um paninho por cima algumas vezes na semana.

E vocês? O que fazem na hora de limpar seus livros?

Beijos e até a próxima! :*

postado por em 30/06/14

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Jaciane
    julho 01, 2014

    Menina, eu tenho quase 300 livros e não tenho mais espeço nenhum pra mais, coisa que eu resolvo comprando mais livros, rsrs. Enfim, minha casa não é forrada, portanto meus livros ficam embaixo das prateleiras e dento de nichos. Pra limpar e reorganizar toma meu dia inteiro. Me diz, onde você comprou aquela árvorre lá atrás da terceira foto, por favor. Beijos

    • Dyana Colares
      julho 01, 2014

      Oi, Jaciane!
      Não é uma árvore, são flores. 😀 quando meu quarto tava sendo decorado, a arquiteta comprou essas flores falsas para colocar tipo num vaso que tem aqui. 🙂

  • Rayme
    junho 30, 2014

    adorei!
    não tenho muitos livros, mas morro de preguiça de limpar os meus hahaha
    eu, esses dias, comprei um espanador. aqui em casa sempre tem muita poeira, então quase todo dia eu dou uma espanada para tirar a poeira, e uma vez por mês faço este mesmo processo que você 😀
    beijos

  • Saulo Branco
    junho 30, 2014

    Não limpo meus livros. Quando vou reler algum, está cheio de poeira em cima, teia de aranha, coco de aranha, cupim morto, aranha morta, mofo etc…

    Fico logo com uma crise alérgica e espirrando até a morte. hehehe