Em 2012 eu tive a oportunidade de morar em Boston por 5 meses, onde eu estudei inglês. Era minha primeira vez viajando totalmente sozinha, eu tinha 19 anos e tava muito apreensiva com o que viria pela frente.

No começo desse ano eu tive a oportunidade de morar em Los Angeles e de fazer um curso rápido em uma universidade americana. Eu já tinha 25 anos, era casada e foi uma experiência totalmente diferente da primeira.

 

Hospedagem

Em Boston eu passei meu primeiro mês morando em um dormitório, dividindo quarto. Eu não gostei da experiência e achava o lugar muito cheio de brasileros e como eu tava lá para aprender inglês, resolvi ir para um quarto individual em uma casa de família. Melhor coisa que fiz tanto para o meu inglês tanto para conhecer pessoas de outros países.

Em Los Angeles eu aluguei uma casa no airbnb com outros brasileiros. Como eu ia passar bem menos tempo do que em Boston (o curso só durava 3 semanas), eu não vi problema. Dividi o quarto com mais 3 meninas e foi uma experiência bem tranquila. Como a casa era grande, dava para ter privacidade e fizemos uma amizade muito legal lá.

 

Estudos

Quando fui para Boston, eu estudei inglês em uma escola de inglês de lá. Como eu tinha aprendido inglês em casa e sozinha, só com aquelas aulas do colégio, eu queria fazer um curso só de inglês e aproveitei e uni o fato de que queria fazer um intercâmbio a isso.

Já em Los Angeles eu fui para estudar algo mais específico para a minha área. Eu estudei Design Thinking na California State University. Já foi uma experiência totalmente diferente, porque o inglês e os exercícios já eram mais avançados.

 

Amizades

Quando morei em Boston, eu tinha só 19 anos e uma cabeça mais influenciável, digamos assim. Acabei me deixando afetar por algumas pessoas um pouco “tóxicas”, mas também fiz umas boas amizades na casa onde morei. Eu não tive nenhuma amizade MESMO, daquela de sair junto e tudo mais, nesse intercâmbio de Boston, então acabava fazendo quase tudo sozinha mesmo, o que no começo foi um pouco difícil pra mim, mas depois fui me acostumando.

Já na California a experiência em relação a amizades foi muito diferente. Fiz amigos maravilhosos na casa e na universidade. Até com a dona da casa rolou algo mais próximo também. Me aproximei muito principalmente do pessoal que morou na casa comigo e foi um dos momentos mais positivos desse intercâmbio.

 

Perrengues

Em Boston eu passei por alguns perrengues e que eu tive que me virar só mesmo pra resolver. Tive que ligar pra um lugar que tinha passado um valor duplicado no meu cartão de crédito para eles extornarem (daí vocês tiram o roteirinho que fiz pra poder falar tudo isso); fui bater do outro lado da cidade porque eu tinha machucado o pé e o plano de saúde me mandou pra um hospital lá nos cafundéu do judas onde fui super mal atendida e fui embora de tanta frustração e sem o atendimento que tanto precisava (mas depois tudo foi resolvido depois que liguei de novo pro seguro e aí eles remarcaram uma nova consulta em uma clínica mais perto); já me perdi no metrô.. menino, teve um bocado de perrengue.

Ah, e eu tinha me machucado porque quando fui esquiar eu resolvi ir para a montanha mais alta, sendo que eu tava indo bem no ski mas era a primeira vez que tava esquiando, aí quando cheguei lá no topo e vi o quanto era alto, eu pensei: “já que to aqui né, vamo descer”. Pior coisa que fiz. Não dava 2 metros eu caía, meu ski saía, eu ficava lá de cara na neve enquanto um monte de criança de 5 anos passava voando no ski e eu lá no chão humilhada. Ainda bem que teve uma alma santa que me ajudou a descer a montanha. Ele foi segurando meus skis e eu fui descendo de lado com o apoio dos sticks (acho que é assim que fala).

Na Califórnia foi mais tranquilo, até porque não passei tanto tempo para acontecer tanta coisa. O máximo que teve foi a gente ver que a casa ficava mais longe do que estávamos imaginando, então todo dia era uma boa caminhada até chegar na escola. De resto acho que não teve tanto problema não.

 

Balanço geral

Num geral eu acho que eu cresci muito mais no intercâmbio de Boston porque eu era nova, tava viajando pela primeira vez sozinha e tive que me virar sozinha com muita coisa, então acabei aprendendo e amadurecendo bastante.

Já no da Califórnia eu acho que me diverti mais, justamente pela questão das amizades. Tivemos momentos muito divertidos e isso fez toda a diferença pra mim.

Baixe já a sua checklist de intercâmbio gratuita!

dhecklist-de-intercambio-dy-colares-1

Baixe a checklist de intercâmbio gratuitamente e organize-se antes de partir para a melhor experiência da sua vida! 🌎

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Author

Publicitária e com vários anos de experiência com blogs. Foi dona do Desejo Literário por 5 anos e procura sempre estar inspirando as pessoas e compartilhando as coisas boas que aprende pelo mundo.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.